No Congo, corte militar julga soldados acusados de estupros em massa

10/02/2011

Onze soldados acusados de estuprar mais de 60 mulheres do leste do Congo foram a julgamento nesta quinta-feira (10), em uma corte militar. Os homens são acusados de estupros em massa durante os ataques no Ano Novo em Fizi, na instável província de Kivu Sul, onde os estupros são comuns na guerra entre Exército, rebeldes e insurgentes internacionais.

A ONU (Organização das Nações Unidas) já classificou o Congo como a capital mundial do estupro, onde a prática é frequente e os responsáveis raramente pagam o preço.

Os réus, que incluem o coronel Mutware Kibibi, foram acusados nesta quinta de crimes contra a humanidade, incluindo estupro e aprisionamento. O julgamento, que está sendo realizado em uma corte perto da cidade de Baraka, deve durar ao menos dez dias. A corte é vista como um grande teste para as autoridades congolesas e deve indicar a disposição delas em acabar com a impunidade.

Fidele Sarassoro, vice-chefe da missão da ONU no Congo, pediu um processo legal transparente para punir os culpados pelo ataque de Fizi e alertou que ataques similares continuarão a menos que a Justiça prevaleça.

Segundo estimativa da ONU, mais de 160 mulheres são estupradas no leste do Congo todas as semanas. Funcionários de organizações humanitárias dizem que a maioria dos estupros cometidos por homens armados não são denunciados.

Um ataque a uma vila na província de Kivu Norte, em novembro passado, resultou em 300 mulheres estupradas em poucos dias e aumentou a pressão por ação do governo e das tropas de paz da ONU.

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Notícias, Saúde, Violência e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s