Campanha anti-aborto: “O lugar mais perigoso para um afroamericano é o útero”

A luta anti-aborto em Nova Iorque está a causa polémica. Tudo porque um grupo instalou num cruzamento estratégico da cidade um cartaz gigante com a imagem de uma criança e a frase: “O lugar mais perigoso para um afroamericano é o útero”.


“Estou de acordo que exageramos, mas a situação já foi longe de mais”, explicou Derek McCoy, membro do grupo “Texas Life Always”, acrescentando que “a proporção de abortos entre a comunidade negra é alarmante. É isso que estamos a denunciar”.

A comunidade afro-americana contabiliza 36% dos abortos que se praticzam nos Estados Unidos. Segundo dados da Life Always, “um embrião negro tem três vezes mais probabilidade de se ser abortado que um embrião branco”.

A campanha é especialmente dirigida contra o trabalho desenvolvido pelas clínicas de planeamento familiar “Planned Parenthood” nas zonas mais pobres da cidade, onde se regista o maior número de interrupções voluntárias da gravidez.

“O cartaz é ofensivo e discriminatório. È um esforço para estigmatizar e humilhar as mulheres afro-americanas”, explicou Joan Malin, porta-voz da “Planned Parenthood” em Nova Iorque.

Já Chris Slattery, líder do grupo contra o aborto “Mother Care FrontLine, considera que o cartaz espelha “a verdade de uma forma bem clara: “Os dados falam por si: desde 1973, houve mais de 13 milhões de abortos entre os afro-americanos, comparados com os 2,2 milhões de mortes por doenças cardíacas ou as 300 mil mortes por acidente”.

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Notícias, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s