Homem se previne mais que mulher em novo relacionamento, diz Ibope

03/03/2011

Dados mostram que 49% das mulheres usam camisinha em novas relações.
Entre os homens, percentual vai a 55%. Pesquisa ouviu 18 mil pessoas.

Os homens se previnem mais contra doenças sexualmente transmissíveis ao iniciarem um novo relacionamento do que as mulheres, indica estudo do Ibope sobre hábitos de saúde e consumo da mulher brasileira divulgado nesta quinta-feira (3).

Conforme o estudo, 49% das mulheres afirmam que usam preservativos em todo novo relacionamento, enquanto que, entre os homens, 55% dizem que usam a camisinha no começo de uma relação.

Apesar disso, o estudo mostra que as mulheres se preocupam mais com acompanhamento médico de modo geral do que os homens. Entre elas, 59% afirmaram que só vão ao médico quando estão “realmente” doentes. Entre os entrevistados do sexo masculino, o percentual foi de 64%.

A pesquisa foi feita com 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010. O mesmo entrevistado respondeu a todas as perguntas do questionário, de acordo com o Ibope. O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas entre 12 e 64 anos. Os entrevistados foram questionados sobre 18 itens na área de saúde e o Ibope só considerou, na área da saúde, as respostas dos maiores de 18 anos.

Dieta
A pesquisa mostra também que 40% das mulheres dizem fazer dieta constantemente, enquanto que, entre os homens, esse percentual é de 29%.

O percentual geral de entrevistados que afirmaram “quase sempre estou tratando de perder quilos” foi de 35%.

No entanto, 65% das mulheres disseram que quebram a dieta em algumas situações pelo “prazer de ingerir comidas que não são boas para a saúde”. Os homens são mais cuidadosos nesse sentido, aponta o Ibope, já que 59% deles afirmaram que fazem o mesmo.

Os dados mostram ainda que 80% das mulheres se preocupam com a forma física. Entre os homens, o total é de 78%. Além disso, o Ibope indica que 79% das mulheres pagariam “qualquer preço” pela saúde, sendo que entre homens o percentual é parecido, de 77%.

35% das mulheres ouvidas afirmam ainda não ter tempo para preparar comidas saudáveis. O percentual entre os homens é de 40%.

Quando o assunto é exercício físico, os homens também se cuidam mais, indica o estudo. Entre os entrevistados do sexo masculino, 43% dizem praticar esportes ou exercícios pelo menos uma vez por semana. Já entre as mulheres, só 34% fizeram a mesma afirmação.

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Notícias, Saúde, Teses e Pesquisas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s