Alunas protestam contra homofobia na UFRN

03/03/2011

Alunas da UFRN realizam nesta quinta-feira (3) um protesto contra atos homofóbicos registrados na universidade no dia 21 passado, quando duas alunas foram agredidas por um homem após se beijarem durante “calourada”. Cerca de 30 mulheres estão desde a manhã no centro de convivência da UFRN portando cartazes e pedindo respeito.

O protesto é organizado pelo Coletivo de Mulheres do DCE da UFRN e contou com a colaboração dos Grupo Universitário em Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades (GUDDES-RN), Grupo afirmativo de Mulheres Independente (Gami) e a Marcha Mundial das Mulheres.

Memória
Durante a festa que recepcionou os novos alunos da UFRN, no dia 21 de fevereiro, duas moças foram vítimas de ataques homofóbicos. Após se beijarem, elas teriam sido atacadas por rapaz que também participava da festa. O incidente gerou comentários em redes sociais e chamou a atenção para o debate acerca do preconceito sofrido por homossexuais dentro da universidade.

Após tomar conhecimento da situação, a UFRN prestou solidariedade às vítimas e repudiou a violência. Na época, o reitor Ivonildo Rêgo afirmou que esse tipo de atitude é incompatível com o espírito universitário, de respeito às diferenças e à pluralidade e solicitou à Divisão de Segurança que procedesse investigações para identificar o agressor.

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Notícias, Violência e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s