GOVERNO DO MÉXICO LANÇA ‘MANUAL ANTI-MACHISTA’

23/03/2011

Um “manual contra o machismo” destinado a acabar com “a violência verbal contra as mulheres” foi aprovado para ser usado entre os funcionários do governo federal mexicano.

O “Manual para o Uso Não Sexista da Linguagem”, criado pelo Ministério do Interior em parceria com a Comissão Nacional de Prevenção e Erradicação da Violência Contra as Mulheres (Conavim), será distribuído entre empregados governamentais de todos os níveis.

O texto pede que sejam evitados termos pejorativos para designar as mulheres, como “velha” ou frases que as menosprezem, como “se quer trabalhar, por que teve filhos?”, ou mesmo frases estereotipadas como: “a galinha protege os seus pintinhos”.

Outro conselho propõe que seja proibido se referir às mulheres pelos nomes de seus maridos ou parceiros, como “a mulher de Pedro” ou a tradicional “deu-lhe a mão de sua filha”, sob o argumento de que as pessoas não são posses.

“É muito comum que, sem saber o gênero das pessoas, usemos o masculino, o que é mais incoerente ainda que, sabendo se tratar de uma mulher, utilizemos o masculino em adjetivos e [nomes de] profissões”, diz o manual.

O vice-ministro de Direitos Humanos e Assuntos Jurídicos, Felipe Zamora, reconheceu que falta “trabalhar” para que seja reduzida a “disparidade de gêneros em diversas áreas”. (ANSA).

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Feminismo, Notícias, Política e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s