Especialista responde sobre vida nas cadeias femininas

Flavia Ribeiro de Castro, autora do livro Flores do Cárcere, responde cinco perguntas sobre a vida nas penitenciárias femininas no Brasil.

1. Como é o cotidiano em uma cadeia feminina?
Existe um mau uso do tempo, uma falta de atividade que desestimula a reeducação dessas mulheres. Elas tomam banho de sol, veem TV, lavam roupa e dormem, apenas.

2. Tem muita violência?
Sim, mas as agressões físicas são menores quando comparamos a uma cadeia masculina. Tem rebelião, algumas escondem armas, existe rivalidade entre grupos. Mas, na maioria das vezes, são discussões por motivos bobos.

3. Quais os crimes mais reincidentes entre mulheres?
Mais de 70% delas estão ligadas direta ou indiretamente ao narcotráfico – a maioria por prestar favor a um namorado, pai, amigo.

4. Como é o tratamento dado a elas?
Tão desproporcional que elas têm dificuldade em reconhecer o erro. “Só guardei uma sacola, nem sabia o que tinha dentro.” Misturam pessoas perigosas com essas que guardaram um pacote por uma noite. Além disso, 60% das condenadas acabam cumprindo pena em cadeia e nunca vão de fato para presídios.

5. E as condições de infraestrutura?
Precárias. Vi mulheres escovarem os dentes em torneira rente ao chão e grávidas dormindo no cimento. É bem parecido com cadeia masculina.”

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Feminismo, Notícias, Política, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s