Saiba em que países há casamento e união gay no mundo

Há apenas uma década, em 2001, a Holanda foi o primeiro país do mundo a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde então, quase 30 países já reconhecem a união estável entre dois homens ou duas mulheres, para efeitos de herança e outros direitos.

Por outro lado, em 2010 um jornal de Uganda publicou uma lista dos homossexuais do país e pediu a morte aos gays. O país viveu uma caça às bruxas como ocorria na Idade Média. Um líder da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) foi morto brutalmente. Leia aqui.

No mundo Ocidental, os países diferenciam a legislação. Há o casamento gay (que é exatamente o mesmo casamento heterossexual, com mudança de estado civil), e que já vale na Bélgica, Portugal, Espanha e Argentina.

Há também a união civil, que reconhece a união estável, um casamento na prática, mas sem mudança no estado civil. É o que já ocorre no Uruguai, na Colômbia e na maioria dos países europeus, como França e Reino Unido.

O Brasil foi pioneiro na discussão: em 1995, a então deputada Marta Suplicy propôs um projeto para união civil, que nunca virou lei. Só agora, 16 anos depois, o STF (Supremo Tribunal Federal) voltou a discutir o tema, validando a união civil, com o voto da maioria dos ministros.

Veja mapa que mostra a situação de países sobre a união civil homossexual

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Notícias, Política e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s