8 de março – conquistas e controvérsias

O artigo de Eva Blay relata brevemente o histórico do dia 8A de Março como Dia Internacional da Mulher. Diferentemente do qe sepensa, a oficializçaão desse dia não se dá por causa do incêndio ocorridoem 1911 na fábrica Triangle, em Nova York, causando a morte de 146 pessoas (sendo 125 mulheres).

É muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres. Mas o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e européias há algum tempo e foi ratificado com a proposta de Clara Zetkin – ocorrida em 1910, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas. Zetkin, alemã, membro do Partido Comunista Alemão,  havia proposto a criação de um Dia Internacional da Mulher sem definir uma data precisa.

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Feminismo, Textos e Artigos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s