Mulheres organizam protesto pelo direito de usar roupas ‘provocantes´

Toronto (Canadá) – Uma campanha foi iniciada no Canadá por mulheres revoltadas com um episódio envolvendo estudantes e um policial, que fez um comentário sugerindo que amulher deveria “evitar se vestir como prostituta” caso não queira passar por situações constrangedoras e se transformar em vítima.

 Apesar de o oficial ter levado uma advertência disciplinar e sido obrigado a se desculpar, milhares de mulheres que ficaram sabendo da situação fizeram um protesto e marcharam pelas ruas de Toronto – a maioria vestindo apenas roupas de baixo. A partir daí surgiu o movimento “Slutwalks”, que ganhou página  no Facebook e já conta com mais de sete mil fãs.
O movimento está planejando uma ação global para o dia 11 de junho e já conta com a participação de dezenas de cidades no Canadá, Austrália e Londres. A ideia é enfrentar os conservadores e afirmar que a mulher “pode se vestir como quiser”.

O movimento ‘Slutwalkers’ difunde a proposta de igualdade entre homens e mulheres, condenando a censura de roupas ou ideias. “Estamos cansadas da opressão por roupas provocantes e consideradas vergonhosas, de sermos julgadas pela sexualidade. O fato de estarmos no controle de nossa própria sexualidade não deveria significar que estamos vulneráveis a uma expectativa maliciosa com um resultado violento. Ninguém deveria acreditar que o fato de se gostar de sexo está relacionado a abusos sexuais”, diz a mensagem do movimento.

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Feminismo, Notícias, Política e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s