Rússia: Partido Rússia Unida pretende legislar para reduzir número de abortos no país

O partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin, propôs na Duma Estatal (câmara baixa) do parlamento russo nova legislação para reduzir o número de abortos no país, anunciou hoje o deputado Valeri Draganov.

“O número de abortos no nosso país é de seis a oito milhões por ano. Na Rússia realizam-se dois abortos por minuto. Devido a abortos mal-sucedidos, 20 por cento das famílias deixam de poder ser pais”, declarou Draganov. Segundo o deputado, “um quinto das mulheres grávidas que morrem, falecem como resultado de abortos. Trata-se de números catastróficos. É preciso resolver este problema também no campo legislativo”. Segundo o novo projeto-lei, o aborto será permitido até às 12 semanas. Se a gravidez se dever a violação, o prazo sobe para 22 semanas ou mais, se existirem indicações médicas nesse sentido.

O Rússia Unida propõe também o pagamento de um subsídio de gravidez entre a 13ª semana e o nascimento da criança. “Para que se trate de uma decisão consciente, propõe-se a proibição do aborto nas 48 horas depois de a mulher se dirigir a um médico. Se a gravidez for inferior a 11 semanas, esse período aumenta até sete dias”, adianta o texto do projeto-lei. Além disso, uma mulher que pretenda abortar terá de consultar obrigatoriamente um psicólogo.

O projeto-lei dá aos médicos o direito de recusarem a realização de abortos por razões éticas ou religiosas. Os médicos deverão ainda explicar à mulher as consequências do aborto e ela deverá assinar um documento em como aceita abortar.

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Feminismo, Notícias, Política, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s