Falta de diálogo na família apontada como causa de abortos na adolescência

Luanda – A chefe da sala de partos do Centro de Saúde Asa Branca, no município do Cazenga, Julieta António Sami, disse hoje, segunda-feira, em Luanda, que a falta de dialogo na família é uma das razões da prática de abortos na adolescência.

Falando à Angop, a responsável disse que esta prática regista-se com frequência entre jovens de 14 aos 17 anos de idade. E esses números, segundo a responsável, apontam para a necessidade das adolescentes serem informadas das vantagens do planeamento familiar.

Julieta Sami disse que o aborto provocado na adolescência tem como consequências, em alguns casos, a esterilidade, porque a menina tem os órgãos pouco desenvolvidos e quando interrompe uma gravidez sem cuidados médicos existe o risco de ficar com alguns danos para o resto da vida.

Disse ser mais fácil fazer um planeamento familiar para se evitar uma gravidez indesejada, em detrimento de um aborto provocado.

Chamou especial atenção as mulheres para realizarem as consultas de planeamento familiar e outros cuidados médicos, por ser a única forma de se proteger a vida.

O Centro de Saúde “Asa Branca” possui uma sala de partos e presta serviços nas áreas de pediatria, planeamento familiar, consultas pré-natais, farmácia, obstetrícia, entre outras.

Fonte

Anúncios

Sobre nemge

O NEMGE é órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Visa aprofundar, através de pesquisa empírica e estudos teóricos, as articulações entre gênero, etnia e classe social, especialmente no Brasil e na América Latina.
Esse post foi publicado em Feminismo, Notícias, Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s